O frio está chegando
25/04/2016 09:18 em Brasil

É o início da última semana de abril e estamos longe do inverno. As temperaturas elevadas dos últimos dias na maior parte do país não nos deixam esquecer do quão longe estamos do inverno. Por várias semanas o interior do país foi dominado por uma intensa massa de ar seco e quente, que dificultava a formação de nebulosidade e bloqueava o avanço de sistemas frontais, assim, com muita insolação e domínio dos ventos vindos de norte, os dias permaneceram quentes e muito secos na maior parte do Brasil.

Mas no fim de semana do feriado prolongado de Tiradentes este bloqueio foi "desafiado" por uma frente fria intensa, que avança pelo Sul do país, causando muita chuva no Rio Grande do Sul. Ao longo da semana, a frente fria prossegue seu caminho rumo ao norte, aumentando a nebulosidade e causando chuva em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. O aumento da nebulosidade diminui as temperaturas máximas e as chuvas causam um efeito de esfriamento que será influente até no Acre, situação popularmente conhecida por "friagem".

Segue a frente fria uma intensa massa de ar frio e seco, que deve derrubar as temperaturas quando as chuvas causadas pela frente terminarem. Principalmente na Região Sul, o ar seco inibe a formação de nebulosidade e a baixa umidade relativa do ar dificulta a retenção do calor reemitido pelo solo (que foi aquecido durante o dia pela luz do sol), o que é tecnicamente chamado de "perda radiativa de calor". Tempo seco e frio, com intensa perda radiativa é condição muito favorável à ocorrência de geadas, especialmente nas encostas das regiões serranas. E é isso o que indicam as simulações em computador que nos auxiliam na previsão do tempo. 

Previsão do risco de ocorrência de geada para o dia 28/04.



A previsão é de que a madrugada de quarta para quinta-feira (dos dias 27 a 28/04) seja bastante gelada na maior parte do Sul do país, com possibilidade de ocorrência de geada ao longo das serras gaúcha e catarinense, conforme a situação explicada anteriormente de baixas temperaturas, ventos fracos e pouca ou nenhuma cobertura de nuvens. Esfria também no sul e oeste do estado de São Paulo e no sudeste do Mato Grosso do Sul, com temperaturas mínimas abaixo de 10ºC na madrugada do dia 28/04. De quinta para a sexta-feira (entre 29 e 30/04), é a vez da capital paulista experimentar uma madrugada com temperatura de 15ºC ou menos.

 

Fonte: Climatempo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!