Nova nota de 20 euros entra em circulação para combater falsificações
25/11/2015 06:34 em Mundo

Foi  apresentada nesta terça-feira (24) a nova nota de 20 euros, que será colocada em circulação a partir desta quarta-feira (25).

A moeda, da nova série "Europa", exibe o mesmo design da primeira edição, inspirada no tema "Épocas e Estilos", e as mesmas cores dominantes, mas possui características de segurança mais avançadas e inovações gráficas.

Na nota, o mapa da União Europeia foi atualizado e teve o acréscimo dos países de Malta e Chipre. Outra mudança foi a palavra "Euro", que também foi escrita em caracteres cirílicos, assim como em latim e grego, e o acrônimo BCE (Banco Central Europeu) foi escrito em nove línguas, ao invés de cinco como na série precedente.

Entre as novidades de segurança mais significativas, há a "janela com retato", holograma que revela na contraluz a imagem da Europa, figura mitológica grega que representa o velho continente e aparece em ambos os lados da nota, uma "arma" contra as falsificações.

A validade da nota é facilmente controlada graças às margens em relevo e ao número 20 em verde esmeralda, dígito que muda para azul escuro com o movimento da cédula. A moeda é produzida a partir da pura fibra de algodão.

A nota antiga de 20 euros, a mais difundida no continente, não sairá imediatamente de circulação, mas a nova edição substituirá a precedente gradualmente. A série "Europa", que inclui também as cédulas de cinco e dez euros, já circulante de 2013 a 2014, é, segundo as estatísticas, a mais segura e difícil de ser falsificada.

 

 Fonte: UOL

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!