França oferece ao Brasil informações sobre terrorismo para as Olimpíadas
22/11/2015 16:49 em Mundo

Em visita ao Brasil, o ministro dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional da França, Laurent Fabius, disse neste domingo (22) que ofereceu à presidente Dilma Rousseff a troca de informações sobre terrorismo para a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a oferta foi aceita.

O ministro francês se reuniu na manhã deste domingo com Dilma no Palácio da Alvorada para tratar dos preparativos para a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-21), que acontece entre 30 de novembro a 11 de dezembro em Paris.

No encontro, também se tratou dos ataques terroristas na França, reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e que deixaram 130 mortos e mais de 350 feridos.

"Eu disse que estamos à disposição para transmitir o resultado do que estamos fazendo e também para colocar à disposição todos os serviços de inteligência para que possamos reduzir esses riscos ao máximo e que possamos informar uns aos outros sobre os terroristas. Temos que nos preocupar de forma séria. E estou convencido de que o necessário será feito", disse Laurent Fabius, em entrevista à imprensa no Palácio do Itamaraty após o encontro.

Mauro Vieira confirmou que a questão da segurança foi abordada com a presidente Dilma Rousseff e disse que a ajuda será muito bem-vinda.

"O ministro ofereceu uma possibilidade de troca de informações e experiências do governo francês sobre o caso. E, para o Brasil, é muito bem-vindo porque o governo francês já teve a experiência de organização da Copa do Mundo e Olimpíadas de Inverno. Então, a colaboração é sempre muito bem-vinda", disse Vieira.

Ao falar sobre a COP-21, que deverá começar daqui a uma semana em Paris, Laurent Fabius disse que segurança dos chefes de estado e das delegações está assegurada com o reforço de forças civis e militares.

O chanceler francês defendeu que as ações de combate ao terrorismo sejam feitas de “forma dura” e sinalizou que o Reino Unido poderá ter participação nas operações em campo.

“Tivemos a oportunidade de conversar com [o primeiro-ministro britânico David] Cameron para que tivéssemos como aumentar o envolvimento da Grã-Bretanha nessas operações em campo”, disse Fabius.

 

Segundo o ministro francês, Cameron será recebido amanhã na França para tratar disso e, nos próximos dias, o governo francês também irá conversar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o presidente russo, Vladimir Putin.

Fonte: G1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!